Serviço Street View adiciona 77 novas cidades brasileiras


Usuários podem realizar um passeio virtual pelas ruas da cidade.
Google planeja mapear todas as cidades-sede da Copa de 2014.

Google Street View faz mapeamento em Brasília. Nesta terça-feira (6), um carro passou em frente ao Congresso Nacional. (Foto: AFP)Google Street View fez mapeamento em Brasília
(Foto: AFP)

O Google adicionou nesta terça-feira (14) 77 novas cidades brasileiras ao serviço Street View, que permite realizar um passeio virtual pelos locais e encontrar pontos de referência para ajudar na localização. A proposta do Google é que, até a Copa do Mundo de futebol no Brasil em 2014, todas as cidades-sede estejam abastecidas pelo serviço.

Com isso, Brasília, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza agora permitem que os usuários visitem suas ruas virtualmente. Cidades como Cascavel, no Paraná, Ribeirão Preto e Bauru, em São Paulo, e Paraty, no Rio de Janeiro também foram adicionadas ao serviço. Entre as cidades-sede da Copa, Manaus e Cuiabá ainda receberão o Street View.

O Google não divulgou a lista completa de cidades brasileiras que já possuem o serviço Street View. A empresa, no entanto, possui um site que mostra locais mapeados pelo sistema (clique aqui para acessar).

O serviço, que disponibiliza imagens panorâmicas em 360º na horizontal e 290º na vertical, foi lançado em 2010 no país, o primeiro da América do Sul a contar com o Street View. Na época,  51 municípios foram mapeados, incluindo regiões metropolitanas das capitais e cidades históricas como Diamantina e Ouro Preto, em Minas Gerais. Atualmente, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba também possuem o serviço.

Congresso Nacional, em Brasília, visto pelo Street View (Foto: Reprodução)Congresso Nacional, em Brasília, visto pelo Street View (Foto: Reprodução)

De acordo com o Google, “o objetivo é mapear toda a malha viária do Brasil no Google Maps”. No lançamento do serviço em 2010, Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil,disse que o objetivo da empresa “é ter coberto 90% das ruas do país nos próximos anos”.

Em locais em que o carro do Google não tem acesso, a empresa dá sequência ao passeio virtual utilizando fotos feitas por usuários. Por meio de imagens tratadas, é possível ver o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, por exemplo. A Reserva do Rio Negro, por exemplo, pode ser visitada virtualmente pelo Street View. “A novidade permite que você faça uma visita virtual de barco pelo rio Negro e flutue sobre os afluentes menores”, informa Karin Tuxen-Bettman, funcionário do Google responsável pelo projeto que quer levar a Amazônia ao Street View. Segundo ele, o projeto foi feito em parceria com a fundação Amazonas Sustentável.

Confira a lista com as 77 novas cidades que possuem o Street View:
Angra dos Reis Apucarana Aracaju Araguari
Arapongas Araraquara Assis Chateaubriand Assis
Avaré Barra do Piraí Bauru Brasília
Cabo Frio Cambé Campina Grande Campo Mourão
Campos Cascavel Castro Catanduva
Cianorte Cruzeiro Feira de Santana Fortaleza
Franca Goiânia Goioerê Guaratinguetá
Ihéus Imperatriz Ipirá Itabuna
Itapetininga Itapeva Jaboticabal João Pessoa
Juazeiro do Norte Juiz de Fora Lençóis Paulista Londrina
Lorena Luziânia Macaé Maceió
Marília Maringá Matão Mossoró
Muriaé Natal Ourinhos Paranavaí
Paraty Petrolina Piraju Presidente Epitácio
Presidente Prudente Recife Resende Ribeirão Preto
Rolândia Salvador São José do Rio Preto São Luis
Sertãozinho Teresina Toledo Trairi
Ubatuba Uberlândia Umuarama Vila Velha
Vitória da Conquista Volta Redonda
tópicos:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s