Cientistas criam robô ‘camaleão’ que muda de cor conforme o ambiente


Invenção ajudará a estudar animais e a desenvolver máquinas ‘invisíveis’.
Bichos como polvo, água-viva, pavão e vaga-lume serviram de inspiração.

 

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, desenvolveram um robô de borracha capaz de se camuflar de acordo com o ambiente. Inspirado na natureza, esse “camaleão” flexível pode ser útil para estudar o comportamento animal e desenvolver máquinas cuja presença não deve ser notada.

A novidade foi publicada na edição desta quinta-feira (16) da revista “Science”. O robô tem quatro “patas”, ligadas por pequenos fios que, por sua vez, são amarrados a um sistema de controle. O ar é forçado por meio dos canais, o que faz com que o aparelho ande a 40 m/h.

Robô Science Harvard (Foto: S. Morin/Harvard University/Divulgação)Robô criado em Harvard altera cores e até brilha no escuro (Foto: S. Morin/Harvard University/Divulgação)

Em outra camada de microcanais, os pesquisadores Stephen Morin e colegas incluíram um dispositivo que muda de cor, por meio do bombeamento de vários tons diferentes.

A temperatura dos corantes também pode ser alterada, o que é capaz de tornar o robô visível inclusive por luz infravermelha. Na natureza, a presença desse tipo de raio é sentida, por exemplo, por algumas espécies de cobras que têm órgãos especializados.

Robô Science Harvard 2 (Foto: S. Morin/Harvard University/Divulgação)Canais de cores de outro modelo desenvolvido pelos pesquisadores americanos são preenchidos com tons de vermelho e azul, à esquerda, e fluorescentes à direita (Foto: S. Morin/Harvard University/Divulgação)

Os cientistas dizem que esse robozinho pode se adaptar e funcionar tanto como um polvo, que despista predadores ao modificar pigmentos na pele, quanto como um vaga-lume, que brilha no escuro. Já animais como as águas-vivas usam a bioluminescência para alertar possíveis inimigos, enquanto os pavões têm a plumagem brilhante para atrair parceiras.

Segundo os autores, no futuro, robôs e máquinas de grande porte poderão carregar consigo fontes de energia, fluidos, sistemas eletrônicos e de bombeamento capazes de mudar de cor, contraste, temperatura, luminosidade e aparência em geral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s