Míssil norte-americano tenta atingir velocidade hipersônica, mas não chega até a esquina


Planejado para voar por 5 minutos, X-51A durou apenas 15 segundos no ar antes de cair no oceano.

Era para ter sido assim. (Fonte da imagem: Divulgação/U.S. Air Force)

Pelo visto, não vai ser agora que alcançaremos a velocidade hipersônica. A tentativa da Força Aérea Norte-Americana de atingir o nível de um Mach 6 com o X-51A Waverider não deu nada certo e os planos de criar uma nave capaz de ultrapassar a barreira do som terão de ser refeitos.

O teste com a aeronave não tripulada aconteceu na última quarta-feira, 15 de agosto, e os cinco minutos de voo esperados inicialmente se transformaram em 15 segundos de desastre. Isso porque, pouco tempo depois do protótipo ter se liberado da nave-mãe, um B-52 Stratofortress voando a 15 mil metros do chão, o sistema de controles deixou de funcionar, fazendo com que ele caísse em seguida no Oceano Pacífico.

O pior é que, de acordo com o diretor do programa responsável pelo X-51A, Charlie Brink, o problema aconteceu antes que a equipe pudesse ativar o motor que seria responsável pela velocidade hipersônica, o que fez com que o voo fosse completamente inconclusivo. Para ele, todos os estudos e análises anteriores mostravam que aquelas eram as condições ideais para o teste e que, por isso, todos estavam bastante esperançosos com os resultados.

Futuro nebuloso

No entanto, essa não é a primeira vez que o projeto X-51A alcança os céus — e falha. De acordo com o site The Verge, a Força Aérea dos Estados Unidos desenvolveu quatro protótipos da aeronave não tripulada, sendo o teste de ontem o terceiro a ser usado. Das três tentativas de atingir a barreira do Mech 6, somente a primeira foi bem-sucedida, se mantendo no ar por 200 segundos.

O problema é que os recentes fracassos podem comprometer o futuro dos estudos. Ainda que nada oficial tenha sido dito, há quem acredite que os órgãos de defesa dos EUA podem abandonar o X-51A para evitar mais gastos com algo que parece não ir muito longe.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s