MIT anuncia centros de pesquisa em São José dos Campos e Campinas


Instituição norte-americana de pesquisa fechou parceria com o governo e com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

MIT

Principal instituição de pesquisa tecnológica do mundo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) anunciou nesta quinta-feira (16/8) a sua chegada definitiva ao Brasil, com instalação de campus de pesquisa nas cidades de São José dos Campos e Campinas.

A notícia foi dada por Marco Antonio Raupp, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Dilma Rousseff, em um congresso de tecnologia em Brasília. O Olhar Digital confirmou a informação com a assessoria do ministério e com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição que fechou a parceria com a faculdade norte-americana.

Uma das unidades ficará dentro do próprio instituto de pesquisa em tecnologia aeronáutica e ajudará na formação de engenheiros brasileiros. A outra se chamará MIT Center e será um centro independente de pesquisas que funcionará nas instalações do próprio ministério, na cidade de Campinas.

Já há muito tempo se comenta a chegada do MIT ao Brasil, desde que o ministro da pasta de tecnologia ainda era Aloizio Mercadante.

Em uma visita da comitiva da presidente Dilma Roussef à universidades de Harvard e ao MIT, em abril, o ministro afirmou categoricamente que o “MIT vai abrir um MIT” no Brasil e horas depois foi repreendido pela própria diretoria da instituição, que disse em nota que devia se tratar de um “mal entendido” e que “a universidade não abre filiais no exterior”. Deste vez, no entanto, a informação é segura.

Além do anúncio do início das suas atividades brasileiras, o MIT também fechou um acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para apoiar o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na instalação de uma rede de centros de inovação no país.

Mais detalhes serão divulgados nos próximos dias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s