Aparelho de alta tecnologia transforma você em um chef


Através de um sistema avançado, o Ingressure reconhece as quantidades de sal, pimenta e outros temperos

 

Fonte: Reprodução/yankodesign.com

Os chefs de cozinha são dotados de talento. E, em muitos casos, talentos significa um instinto aguçado para saber quais são os ingredientes que combinam entre si e quais são as proporções de cada item que compõem uma receita.

Para quem não possui tal dom, o negócio é tentar até conseguir. Pode ser que sua sopa acabe com mais sal do que o necessário ou ainda falta uma pitada de pimenta na sua macarronada, mas, no fim, é assim que se aprende a temperar os pratos adequadamente.

Ou, pelo menos era assim, pois o designer Jongwoo Choi criou um aparelho capaz de reconhecer e equilibrar os temperos colocados no alimento sem que você precise usar seu paladar para isso. Batizado de Ingressure – uma combinação das palavras “ingredients” (ingredientes) e “measure” (medida) –, o dispositivo funciona a partir de sensores de alta tecnologia que permitem reconhecer exatamente o que foi adicionado a cada preparação.

Fonte: Reprodução/yankodesign.comUma vez que o aparelho entra em contato com o alimento, seu mostrador eletrônico indica qual ingrediente deve ser acrescentado e a quantidade exata para que o prato fique mais saboroso e agrade a todos os paladares.

Os temperos são identificados a partir de uma análise espectrográfica, porém, o Yanko Design não deixa muito claro qual é o padrão que o aparelho segue para sugerir que você adicione mais sal, açúcar, pimenta ou azeite a uma determinada preparação. É importante lembrar que a culinária varia muito de acordo com cada país e dificilmente seria possível estabelecer um padrão que levasse em consideração as preferências de cada um.

O Ingressure é um dos aparelhos que concorrem ao prêmio Electrolux Design Lab 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s