Games que usam sinais cerebrais podem ser usados para ler pensamentos


Acadêmicos ‘adivinharam’ informações sobre voluntários usando dispositivos para controlar jogos com o poder do pensamento

emotiv

Um estudo recentemente divulgado em uma conferência sobre tecnologia mostrou que é possível ler seus pensamentos através de dispositivos que usam estímulos do cérebro para controlar videogames, como o NeuroSky ou o Emotiv. Esses equipamentos são versões mais baratas das máquinas de ressonância magnética (EEG), identificando a ativação de áreas específicas da mente e conseguindo aproveitar as ondas para movimentar personagens ou criar interações com programas e aplicativos.

De acordo com a pesquisa conduzida por estudiosos das universidades de Berkeley (EUA) e Genebra (Suíça), tais equipamentos poderiam identificar um sinal cerebral nomeado P300, que é disparado quando o cérebro acha algo significativo ou importante. Ao mostrar a alguém uma série de fotos, tal sinal mostraria quais daquelas pessoas são conhecidas e sua ausência provaria quais são  estranhas.

O sinal também poderia ser usado em contexto policial como uma espécie de detector de mentira amador. Ao ser exposto a uma foto do cenário do crime, o culpado não conseguiria controlar o P300 e com isso se entregaria.

Com base nisso, os pesquisadores fizeram uma série de testes com os voluntários, que usavam dispositivos da Emotiv ou da NeuroSky enquanto digitavam no computador os números de um cartão PIN, usado para ativar celulares. Depois, os acadêmicos mostraram a eles uma série de números, e usando apenas os dados do P300 conseguiram ‘adivinhar’ quais foram os digitados.

Em outros experimentos, os pesquisadores descobriram datas de aniversário e o endereço aproximado das casas dos participantes. Segundo os proponentes do estudo, no futuro testes como estes poderiam ser embutidos em uma interface de game e usados para roubar dados dos usuários.

O estudo completo pode ser lido aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s