Softwares tradicionais migram para a nuvem e mudam negócio


Aos poucos as soluções de softwares na web começam a ganhar qualidade. Foto: Shutterstock

Aos poucos as soluções de softwares na web começam a ganhar qualidade
Foto: Shutterstock

A presença dos softwares na nuvem está mudando não apenas a maneira como as pessoas acessam as aplicações, mas o próprio modelo de negócio do setor. Com isso, passou o tempo em que eram vendidos em caixas com uma licença única e perpétua, atualizações difíceis e a necessidade de comprar uma nova versão quando a anterior estava ultrapassada.

Apostando em modelos de assinaturas, usuários e empresas têm preferido adquirir as aplicações separadamente, não mais em pacotes generalistas com muita coisa que não é utilizada. Para atender outra demanda, a de quem necessita de aplicativos específicos em qualquer computador, alguns desses softwares tradicionais disponibilizaram versões específicas para web.

Conforme passamos mais tempo online, os programas que costumávamos utilizar fora da rede ganham espaço na web, ou mesmo deixamos estes serviços de lado. O jornalista e professor da faculdade de comunicação da PUC-RS, André Pase, destaca a mudança de comportamento dos usuários com as possibilidades da nuvem. “No caso das fotos, existia aquele problema de armazená-las e editá-las em algum HD e, quando estragava, perdíamos tudo. Hoje, compartilhamos no Facebook e estamos armazenando. O próprio Instagram é um serviço que substitui isso, te interessa ter uma foto lá, não salvá-la no micro, independentemente de ela estar numa resolução não tão boa ou cheia de efeitos”, lembra.

Office 365, da Microsoft

A empresa começou a disponibilizar o serviço com o Windows Live ID, inclusive com sistema de armazenamento de arquivos. No ambiente web, as aplicações como Word, Excel, PowerPoint e outras ganham os mesmos recursos das tradicionais instaladas na memória do computador, possibilitando a edição de arquivos em qualquer local com acesso à rede em um sistema seguro.

Google Docs

O serviço também oferece edição de arquivos do pacote Microsoft, como textos do Word e planilhas do Excel. Também consegue visualizar arquivos de outros programas como Photoshop, Illustrator, Autocad e até fontes true type.

Entretanto, servidores gratuitos, como do Google, ainda são vistos com ressalvas por algumas empresas e até usuários. “As empresas não sentem segurança suficiente para colocar algumas informações em nuvens públicas, como no caso do Google”, explica Henrique Gasperoni, diretor de marketing da ebusiness Brasil. “Como não dá para saber qual é e onde está o servidor, a forma de processamento dos dados, nem exatamente o que são feitos com ele, muitos ainda evitam esse tipo de serviço, preferindo o da Microsoft, por exemplo. Muitos pensam: para quem eu vou ligar se o sistema der problema?”, completa Gasperoni.

Adobe Photoshop

O famoso programa de edição de imagens já conta também com uma versão express, destinada à navegação em nuvem. Pelo browser, o usuário pode carregar uma imagem e editá-la com diversos recursos – não tantos quanto a versão completa para ser instalada na máquina.

Para os vídeos: Ustream e Livrestream

Outro tipo de uso que aos poucos migram para plataformas dentro da web é o de transmissão de vídeos. Serviços como Ustream e Livrestream, por exemplo, permitem o uso diretamente do navegador. André Pase destaca também softwares mais baratos que passavam despercebidos e hoje ganham espaço por causa das lojas de aplicativos como iTunes e Google Play, que unificam um espaço para esses desenvolvedores aparecerem.

Apesar do sucesso entre os usuários, a navegação em nuvem ainda sofre com limitações de conexão. “Se formos olhar o momento atual, nossas conexões ainda são ruins, principalmente a 3G. Coisas corriqueiras, como editar fotos tiradas, ou subir áudios gravados, funcionam bem, mas depende de como tu vai até a nuvem. A conexão, mesmo que seja melhor hoje, depende muito do lugar onde é acessada, mas a nuvem é mais um serviço rápido, com segurança”, completa André.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s