Google cria ‘guia’ para contratar mais mulheres


Mudança no processo de seleção fez elas ganharem mais vagas dentro da empresa

Google

Ao observar dados sobre candidatos a emprego, o Google percebeu que muitas vezes as mulheres que buscavam uma vaga na empresa eram eliminadas já na entrevista por telefone. Logo, os homens abocanhavam a maior parte das oportunidades.

Diante disso, o Google decidiu estudar para entender o que levava as mulheres a serem rapidamente eliminadas dos processos seletivos, e, de acordo com o New York Times, duas descobertas fizeram a opção pela ala feminina crescer dentro da empresa.

Um dos problemas encontrados diz respeito à dificuldade que elas têm de falar abertamente sobre suas conquistas, o que leva o entrevistador a julgar que muitas não têm ambição. Outra descoberta  da pesquisa é que elas, em geral, sentem-se inseguras quanto a aceitar um emprego quando são entrevistadas apenas por homens.

As respostas identificadas pelo estudo fizeram com que as candidatas passassem a ser entrevistadas apenas por outras mulheres. Como conseguência da mudança, o número de profissionais do sexo feminino aumentou na companhia.

Mas aí surgiu outro problema: elas não eram promovidas com a mesma rapidez dos homens. Então, a empresa passou a orientar os entrevistadores a obter mais detalhes dos entrevistados para conhecê-los melhor.

No Google, os próprios empregados se candidatam a promoções, e as mulheres faziam isso menos que homens. Para minimizar a diferença, a empresa passou a realizar workshops que encorajem as funcionárias a se nomear para uma outra vaga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s