Acesso 3G atinge 22,5% dos celulares no Brasil no 2º trimestre


Balanço da Huawei mostra que acessos GSM registraram queda.
Banda larga móvel no Brasil chegou a 60,1 milhões de acessos em julho.

A conexão móvel de terceira geração (3G) chegou a 22,5% dos celulares do Brasil no segundo trimestre deste ano, com adição de 6,8 milhões de novos acessos no período, conforme balanço da Huawei, realizado em parceria com a consultoria Teleco e divulgado nesta terça-feira (28).

Até julho, o país registrou 19,1 milhões de novos acessos 3G no ano. Conforme o balanço, houve uma queda na quantidade de acessos GSM, de 197,5 milhões no primeiro trimestre para 196,4 milhões no trimestre seguinte.

A banda larga móvel no Brasil chegou a 60,1 milhões de acessos em julho deste ano, de acordo com o balanço. O número representa um aumento de 46% no acumulado do ano, mas continua abaixo dos países desenvolvidos, onde a densidade era de 56,5 acessos a cada 100 habitantes no fim de 2011. No Brasil, a densidade era de 30 acessos para cada 100 habitantes em julho. A pesquisa ainda revela que a banda larga móvel cresceu 110,4% no país entre o segundo trimestre de 2011 e o mesmo período deste ano.

Segundo a Huawei, desde junho, a Anatel começou a segmentar os terminais de dados 3G como terminais de banda larga (modens 3G) e terminais de dados M2M (máquinas de cartões de crédito e débito habilitados nas redes das operadoras). Assim, em julho, dos 12,4 milhões de terminais de dados, metade correspondia à banda larga, ou modens 3G.

Banda larga fixa
O balanço mostra que o Brasil é líder na quantidade de acessos de banda larga fixa na América Latina. Porém, a densidade de acessos no país no segundo trimestre ainda está muito longe dos países desenvolvidos. Na América Latina, o Brasil está atrás do Chile, México e Argentina.

No Brasil, a densidade é de 9,1 acessos de banda larga fixa para cada 100 habitantes, conforme a pesquisa. Em 2011, a densidade nos países desenvolvidos era de 25,7 acessos para cada 100 habitantes. Nos EUA, este número é de 29,6.

A banda larga fixa no Brasil chegou a 17,9 milhões de acessos no segundo trimestre, com um crescimento de 19,9% no último ano, de acordo com o balanço. Pelas projeções da Teleco, o Brasil terá 30 milhões de acessos em 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s