Apple bloqueia aplicativo que mostra mortes realizadas por robôs dos EUA


Drones++ relatava ataques efetuados por robôs e naves não-tripuladas

drone

Em mais uma medida mal explicada, a Apple decidiu bloquear um aplicativo que disparava um alerta no iPhone a cada vez que drones (naves não-tripuladas e robôs controlados à distância) matavam um inimigo norte-americano. O governo norte-americano causou polêmica quando começou a usar os drones, que não colocam a vida de nenhum norte-americano em jogo, para eliminar à distância alvos de organizações como Taliban, Al Qaeda ou “terroristas” que lutam algumas das inúmeras guerras não-declaradas dos EUA pelo mundo.

O aplicativo Drones++, que mostrava uma interface de mapas localizando os pontos atacados pelos robôs e o número de mortos, foi bloqueado da App Store com base nos termos de uso da Apple. De acordo com a última carta de rejeição enviada pela companhia, o app foi considerado “censurável e bruto”.

O programa usa dados colhidos pelo Escritório Britânico de Jornalismo Investigativo, que compila há anos informações sobre guerras e ataques fatais, e não mostra nenhuma foto de conteúdo gráfico ou questionável.

De acordo com o site da revista Wired, já é a terceira vez que a Apple bloqueia o Drones++, um serviço que tem o interesse de fornecer aos cidadãos norte-americanos informações seguras sobre o uso de robôs em conflitos mundiais. A primeira recusa considerava que o app “não era útil”; a segunda reclamação dizia respeito a um suposto uso indevido de logotipo corporativo; enquanto a terceira justificativa reclama do conteúdo em si.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s