Agência neozelandesa é repreendida por erro em caso do Megaupload


Agência de espionagem da Nova Zelândia realizou vigilância ilegal sobre o fundador do site

Kim Dotcom

A agência de espionagem da Nova Zelândia realizou vigilância ilegal sobre o fundador do site Megaupload, Kim Dotcom, segundo informações daReuters.

Um relatório oficial divulgado nesta quinta-feira, 27, revelou que o Departamento de Comunicação e Segurança do Governo (GCSB, sigla em inglês) espionou Dotcom, apesar de uma lei que proíbe a vigilância de cidadãos da Nova Zelândia e residentes.

“É responsabilidade do GCSB agir dentro da lei, e é extremamente decepcionante que neste caso suas ações foram realizadas fora dela”, disse o primeiro-ministro John Key em um comunicado, acrescentando que o fato foi resultado de “erros básicos”.

O relatório provocou um pedido de desculpas do primeiro-ministro e lançou um possível golpe contra a tentativa dos EUA de extraditá-lo. O governo norte-americano quer que o réu de nacionalidade alemã seja enviado aos EUA para enfrentar acusações por pirataria na internet e por infringir leis de direitos autorais.

A vigilância ilegal pode desferir outro golpe sobre o caso de extradição aos EUA, após um tribunal da Nova Zelândia decidir em junho que mandados de busca utilizados no ataque à casa de Dotcom eram ilegais.

A incursão seguiu um pedido do FBI para a prisão de Dotcom por liderar um grupo que lucrou 175 milhões dólares desde 2005 por supostamente copiar e distribuir música, filmes e conteúdo com direitos autorais sem autorização.

A audiência de extradição foi adiada para março de 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s