Bank of America testa sistema de pagamentos via celular


Instituição escolheu não usar NFC e ainda eliminou do processo empresas como MasterCard e Visa

NFC pagamentos

O Bank of America começou a testar uma solução de pagamentos móveis que não usa tecnologia NFC (near field communication). Basta ter em mãos um iPhone ou um smartphone equipado com sistema operacional Android.

Segundo a Reuters, o programa piloto está em curso em Charlotte, na Carolina do Norte, onde a instituição financeira – segunda maior dos Estados Unidos – está sediada.

No passado, o banco tentou trabalhar com NFC, mas desistiu. Um dos motivos pode ser a complicação do método, que só funciona se o celular for equipado com um chip especial. A solução escolhida agora é oferecida pela startup Paydiant e proporciona o pagamento por meio de Quick Response (o QR code).

Os dados do usuário ficam armazenados em uma área segura do smartphone e, depois, são enviados a um dispositivo capaz de ler as informações. Dessa forma, intermediários – como Visa ou MasterCard – são eliminados do processo, é o cliente quem controla tudo.

Por enquanto apenas os funcionários do Bank of America têm acesso à novidade, mas a Paydiant trabalha com outras cinco empresas. Em um teste do banco feito em restaurantes, por exemplo, o cliente pode pagar pelo prato, que já exibe o QR code no cardápio; assim é só pedir, comer e ir embora.

Sem emissão de cartões, a Paydiant ganha dinheiro com taxas de transação e de uitilização, além de receita de anúncios e ofertas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s