Em 2011, Google respeitou a Justiça brasileira em 69% dos casos


Companhia chegou a excluir quatro perfis que faziam propaganda política no Orkut

Google Brasil

detenção do diretor-geral do Google no Brasil, Fabio Coelho, aconteceu nessa quarta-feira após a empresa descumprir ordem judicial que exigia a retirada de vídeos considerados difamatórios sobre o candidato à prefeitura de Campo Grande, Alcides Bernal.

Apesar da desobediência nesse caso específico, em outras situações o Google removeu conteúdo considerado impróprio pela Justiça – alguns deles, inclusive, relacionados a política. Em dezembro do ano passado, quatro perfis que usavam o Orkut para propaganda eleitoral antes do prazo permitido foram excluídos após o Google receber ordens da Justiça eleitoral.

Pedidos de remoção de conteúdo acontecem em todo o mundo e a empresa libera um relatório semestral no qual informa quais são os países líderes neste ranking. O mais recente refere-se ao segundo semestre de 2011, quando oGoogle afirma ter recebido 128 ordens judiciais para remoção de conteúdo no Brasil, das quais acatou 69% –  ou seja, a companhia se reserva o direito de julgar se vai ou não seguir a determinação.

À época da divulgação do último estudo, o Google alegou que os pedidos de retirada de conteúdo no Brasil são muito comuns devido à popularidade do Orkut.

Procurado pelo Olhar Digital, o Google não se pronunciou sobre o assunto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s