Nos EUA, consumo de informações via internet ameaça a TV


digital já deixou jornais e rádios para trás, agora se aproxima das telinhas

Notícias

Os norte-americanos trocaram de vez os veículos de comunicação tradicional pela internet – convencional e móvel – para se informar. A televisão é a única fonte de notícias que ainda não foi deixada para trás mas, segundo pesquisa divulgada nessa quinta-feira, 27, pelaPew Research, isso está mudando.

Em 2004, quando a consultoria passou a considerar o meio digital, ele era escolha de 24% dos americanos. Quatro anos depois, com 29% de preferência, já começava a beliscar jornais e rádios, que tinham 34% e 35%, respectivamente. Enquanto isso, a TV se mantinha tranquila com 57%.

A ultrapassagem do digital por jornais e rádio veio dois anos depois e, em 2012, o cenário é o seguinte: notícias via internet fixa e móvel são preferência para 39%; rádio, 33%; jornais, 29%. A televisão se mantém na ponta, mas caiu para 55%.

Reprodução

O percentual de americanos que dizem acompanhar informações via redes sociais também deu um salto, indo de 9% em 2010 para 19% neste ano.

Entre adultos até 30 anos, contando tanto os que se informam por sites como Facebook e Twitter (33%), tanto os que usam a TV (34%), apenas 13% leem jornais – mesmo em seus formatos digitais, o que pode indicar certa fadiga em relação ao modelo vigente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s