Especificações técnicas do Durango (o Xbox 720) vazam na rede


Site VGLeaks divulga configurações técnicas do console e promete revelar novidades a respeito do Orbis em breve.

Especificações técnicas do Durango (o Xbox 720) vazam na redeEsquema técnico mostrando como é o Durango por dentro (Fonte da imagem: Reprodução/VG Leaks)
Na última quinta-feira, o site VG24/7 alegou ter ouvido de algumas fontes detalhes a respeito das especificações técnicas dos sucessores do Xbox 360 e do PlayStation 3 durante a CES 2013. Agora, o site VG Leaks, especializado em vazamentos relacionados à indústria dos games, divulgou aquilo que parece ser as configurações técnicas definitivas do Durango, como está sendo chamado pela Microsoft o próximo console que a companhia está desenvolvendo.

As especificações divulgadas coincidem em muitos aspectos com as especulações anteriores, reforçando a proximidade com os componentes daquilo que se espera do rival PlayStation 4.

CPU – O cérebro da máquina

O processador do Durango utiliza a arquitetura x64 e conta com oito núcleos, rodando cada um deles a 1,6 GHz. Segundo a fonte, ele em pouco se difere do modelo adotado pela Sony, possuindo 32 KB de memória cache L1 e 4 MB de cache L2. Confira a lista detalhada abaixo:

  • Arquitetura x64;
  • 8 núcleos operando a 1,6 GHz;
  • Memória cache L1: 32 KB (para instruções) + 32 KB (para dados);
  • Memória cache L2: 4 MB (2 MB por módulo);
  • 2 módulos com 4 núcleos de processamento cada.

Cada núcleo do processador possui ao menos um processo (thread) de hardware totalmente independente do restante, não tendo que compartilhar recursos. Cada um desses threads é supostamente capaz de realizar duas operações por ciclo (clock).

GPU – Mastigando os gráficos da nova geração

Tratando da unidade de processamento gráfico do novo Xbox, a lista sugere um modelo operando na velocidade de 800 MHz, já com capacidades para instruções em Direct 3D 11.1 – a presente no mais novo DirectX, trazido ao mercado até o momento de forma exclusiva para o Windows 8.

Note que alguns aspectos ainda carecem de mais explicações, como é o caso do sensor sempre ativo para interfaces de usuário. Mais uma vez, a lista de especificações detalhadas abaixo:

  • GPU Direct 3D 11.1;
  • 12 núcleos para operações de shaders (subdivididos em 768 threads);
  • Desempenho de pico: 1,2 trilhão de operações de pontos flutuantes por segundo;
  • Sensor de alta fidelidade para Interfaces Naturais de Usuários (NUI), sempre ligado.

O truque da memória

Apesar de utilizar memória RAM do tipo DDR3 (mais lenta que a GDDR5 que estará, de acordo com boatos, no Orbis), o esquema divulgado pelo VG Leaks apresenta uma arquitetura bastante inteligente que consegue compensar isso. Ao ligar a GPU do console simultaneamente às memórias RAM e ESRAM, a largura de banda é otimizada para 170 GB por segundo. Veja os detalhes a seguir:

  • 8 GB de memória RAM DDR3 (largura de banda de 68 GB por segundo);
  • 32 MB de memória rápida ESRAM (largura de banda de 102 GB por segundo);
  • Largura de banda combinada de 170 GB por segundo;
  • HD sempre presente;
  • Compatibilidade com discos Blu-ray de 50 GB.

Conexão de redes

  • Compatibilidade com os sistemas Ethernet Gigabit (cabo), Wi-Fi e Wi-Fi Direct.

Aceleradores de Hardware

Estes são alguns componentes presentes no console para realizar algumas tarefas específicas e, desse modo, amplificar o potencial do hardware. Enquanto o site VG Leaks promete revelar nas próximas semanas a função exata de cada elemento do console, é possível imaginar que os primeiros itens dessa lista sejam dedicados especialmente ao Kinect (ou seu provável sucessor) – tornando melhor o seu desempenho. Veja abaixo:

  • Engines de movimento;
  • Codecs de Imagem, Vídeo e Áudio;
  • Sistema MEC (sigla em inglês para Cancelamento de Eco Multicanal) do Kinect;
  • Engine de criptografia para codificação, decifração e hashing.

A lista não divulga maiores informações a respeito do sistema operacional do console, mas alguns detalhes (como a presença do DirectX 11.1) apontam para a utilização de uma versão do Windows 8. Enquanto isso, o VG Leaks promete divulgar novas informações detalhadas a respeito de cada parte do console. Já em breve, o site promete revelar também os detalhes do Orbis (nome provisório do sucessor do PlayStation 3).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s