Vale a pena anunciar no Twitter?


Divulgação orgânica na rede social pode ser o suficiente para as marcas

Twitter e TV

Stephanie Kohn

Atualmente uma empresa de pequeno porte tem muito mais chance de crescer com a ajuda das redes sociais. Os próprios executivos doTwitter reconhecem que a divulgação orgânica de uma marca gera resultados tão positivos quanto os anúncios.

“Quando um negócio expõe sua marca no Twitter aumenta em até 1,4 vezes o interesse nas compras online em relação aos anúncios convencionais na internet”, John Ploumitsakos, diretor de vendas para médias empresas.

Nesta quarta-feira, 20, durante encontro com jornalistas, os responsáveis pelas ações comerciais do Twitter divulgaram casos de sucesso de marcas que não precisaram desembolsar nenhum centavo para fazer bonito na rede.

Uma das formas mais eficazes, de acordo com o Joel Lunenfeld, diretor de marketing de produtos, são as hashtags. Nos Estados Unidos, Audi e Mercedes quadruplicaram as menções a seus carros ao divulgar hashtags em horário nobre da TV. Lunenfeld explica que o microblog e a TV têm grande sinergia e um quarto dos usuários tuítam enquanto veem filmes, jogos, novelas e outros programas.

No Brasil, a hashtag #oioioi, relacionada à novela Avenida Brasil, da Rede Globo, virou febre e chegou aos treding topics mundiais – prova de que noTwitter as marcas têm oportunidade de expandir seu nome sem precisar pagar por isto.

Apesar das divulgações espontâneas e orgânicas serem promissoras, os executivos do Twitter lembram que as ferramentas de anúncios oferecidas pelo microblog podem amplificar o sucesso das marcas. Guilherme Ribenboim, diretor-geral da empresa no Brasil, explica que os produtos da companhia são essencias para expandir a base de seguidores e retuítes.

“Vamos mostrar às marcas brasileiras que elas podem atingir novos seguidores com o perfil que as interessa. O algoritmo se foca na localização dos usuários, idades e interesses”, comentou. “Os tweets promovidos aparecem para determinado público e geram resultados pontuais. O nosso algoritmo inteligente baseia os preços dos tweets pelo engajamento. Quanto mais interessante o tweet, menos o anunciante paga e menos pessoas o declinam”, explicou o brasileiro.

Atualmente, a rede oferece três oportunidades de anúncios: destaque nos assuntos do momento do país por até 24 horas, uma posição de destaque na sessão “Quem seguir” disposta na página inicial dos perfis e tuítes patrocinados. As soluções funcionam na web e nos aplicativos móveis do Twitter.

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