Chromebook Pixel permite a instalação de distro Linux Mint


Bootloader personalizado garante a integração do hardware de Google com sistemas operacionais mais abertos.

Chromebook Pixel permite a instalação de distro Linux Mint (Fonte da imagem: Reprodução/Bill Richardson (Google+))

Chromebook Pixel é o mais novo computador com Chrome OS e acabou de chegar ao mercado norte-americano. Mesmo com menos de uma semana de vida comercial, os apaixonados por programação e software livre já descobriram formas de modificar o sistema operacional existente no aparelho. Com isso, torna-se possível instalar distribuições Linux no computador.

Isso só é possível porque o computador permite que os consumidores instalem bootloaders customizados, garantindo o carregamento de arquivos externos a BIOS original. Por outro lado, parte da BIOS é registrada como “somente leitura”, o que exige que as alterações sejam exclusivas para esse novo computador — sendo necessária uma programação própria.

O desenvolvedor Bill Richardson explicou os passos para instalar o Linux Mint no Chromebook Pixel por meio de sua página oficial no Google Plus (clique aqui para acessar o tutorial, em inglês). Ele avisa que funções touchscreen e trackpad não podem ser habilitadas porque isso está restrito a um setor inalterável do kernel do Chrome OS.

Por enquanto, essa é a primeira distro Linux que foi divulgada como sendo compatível com o novo computador da Google. Estima-se que em breve comecem a surgir novos desenvolvedores independentes com outras distribuições com versões que possam ser instaladas no aparelho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s