Como acessar partições do Linux no Windows


Conheça três aplicações que ajudam você na hora de acessar partições EXT3 pelo SO da Microsoft.

Como acessar partições do Linux no Windows (Fonte da imagem: iStock)

Ter mais de um sistema operacional instalado no disco rígido não é mais tão incomum como antes. Particionar um HD e colocar mais de um SO no computador tornou-se uma tarefa corriqueira para muita gente.

O problema de dividir o disco em várias partes é que seus arquivos ficam “espalhados” pelas partições. Em alguns casos, o sistema de arquivos utilizado nas demais partes do HD não é reconhecido pelo sistema operacional que está sendo executado, ficando impossível recuperar os documentos.

No caso do Windows e do Linux, há uma dificuldade do sistema operacional da Microsoft em montar a partição com o SO livre, para que você possa ao menos visualizar os documentos armazenados no Linux.

Para resolver esse problema, foram desenvolvidas algumas aplicações que permitem acessar o conteúdo de partições EXT3 e EXT4 (padrões do Linux) dentro do Windows. Veja abaixo algumas delas.

Ext2Fsd

Ext2 File System Driver for Windows é uma ferramenta gratuita que integra ao Windows a capacidade de leitura de arquivos nos sistemas de alocação EXT2 e EXT3 (padrão do Linux). Com essa aplicação, você pode ler, editar e criar novos documentos na partição com o sistema operacional livre.

Como acessar partições do Linux no Windows

DiskInternals Linux Reader

Diferente do aplicativo mostrado anteriormente, o DiskInternals Linux Reader permite que você acesse os arquivos em partições EXT2 e EXT apenas no modo de leitura. Ou seja, não é possível modificar o conteúdo dos documentos, apenas visualizá-lo. O Linux Reader inclui uma ferramenta para pesquisa e também proporciona a pré-visualização das imagens através de miniaturas.

Como acessar partições do Linux no Windows

Ext2Read

O Ext2Read permite que você visualize qualquer arquivo e diretório das partições com Linux, mas não possibilita a edição dos documentos. O que chama a atenção na aplicação é que ela possibilita copiar pastas inteiras para a parte do disco que abriga o sistema operacional da Microsoft, liberando assim a possibilidade de alterar o seu conteúdo.

Como acessar partições do Linux no Windows

…..

Se você está enfrentando algumas complicações para acessar o conteúdo de outras partições a partir do Windows, os aplicativos listados acima podem ser de grande ajuda. Vale a pena arriscar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s