Ferrari apresenta LaFerrari, o seu novo carro superpotente


Nome do veículo desagradou os fãs, mas o seu design aliado à potência e à alta tecnologia passa por cima de qualquer ponto negativo.

Nova LaFerrari é de cair o queixo! (Fonte da imagem: Reprodução/LaFerrari)

O nome Ferrari fala por si só. Não precisa ser nenhum fã de automobilismo para saber que a palavra está diretamente associada a carros superpontentes, com design espetacular e a tradicional cor vermelha da escuderia italiana.

Levando essa ideia realmente a sério, a montadora resolveu não dar um nome especial para o seu novo lançamento, ignorando as homenagens feitas às personalidades da empresa ou à cidade-sede da companhia. Assim, o carro ganhou a alcunha de Ferrari LaFerrari.

Em português, seria algo como “Ferrari a Ferrari” – estranho, não é mesmo? De acordo com a companhia, a ideia é exprimir em um só termo o que seria “a máxima expressão da excelência”. Um carro que não precisa nem de sobrenome.

Frente arrasadora (Fonte da imagem: Reprodução/LaFerrari)

Se você também não curtiu o nome da nova máquina italiana, contudo, não fique preocupado. Felizmente o “batizado” do carro é o seu único ponto negativo (aqui não precisamos nem falar do preço, né?). O bólido conta com design agressivo, motor poderoso e diversas tecnologias de ponta.

Construção poderosa

Como não poderia deixar de ser, quando o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, puxou a cobertura e apresentou o carro no Geneva Motor Show, conseguiu arrancar diversos suspiros de todos os que presenciaram a revelação do novo bólido.

O design da LaFerrari, assim como todos os modelos da companhia, explora ao máximo o poder da aerodinâmica. O desenho do carro se aproxima muito ao que pode ser visto nas corridas de Fórmula 1, por exemplo.

 

Além disso, o material-base do veículo também é especial. Trata-se de uma espécie de fibra de carbono ultramoderna e que foi desenvolvida para aguentar o tranco em diversas situações extremas, sendo, por exemplo, utilizada na fabricação de caças de combate, naves espaciais e, até mesmo, em centrifugas de urânio.

Potência alucinante

Como não poderia deixar de ser, a nova LaFerrari é poderosa – insanamente potente, como definiram os especialistas do site TopGear. O carro conta com um espetacular motor V12 de 790 cavalos. Bastante?

Pois o carro ainda conta com um motor-auxiliar e que funciona à base de energia elétrica, o que adiciona mais 160 hp à potência do carro, chegando a um máximo de 950 cavalos. Com isso, o motor V12 da LaFerrari consegue atingir incríveis 9.250 rotações por minuto.

Motor duas vezes poderoso! (Fonte da imagem: Reprodução/LaFerrari)

A Ferrari, durante a apresentação, traduziu esses números em velocidade de aceleração. Segundo a montadora italiana, o carro atinge 100 quilômetros por hora em menos de três segundos e incríveis 200 KM/H antes dos sete segundos.

Isso é conseguido graças ao auxilio do motor elétrico, que ajuda a turbinar a arrancada, deixando o V12 livre para utilizar toda a sua saúde no ganho de velocidade. E de onde vem essa energia? O carro conta com uma bateria de íon de lítio de 120 células embaixo do banco. Ela fica “embalada” em um involucro feito de Kevlar e pesa somente 60 quilos.

Tecnologia da Fórmula 1

Sim, já vimos que o carro aproveita o poder da energia elétrica para ganhar mais potência. Contudo a ideia vai além de um “motor híbrido”. A LaFerrari conta também com o chamado HY-KERS System– tecnologia vinda da Fórmula 1 e que aproveita a energia gerada pelas frenagens para dar mais poder ao carro.

HI-KERS: da F1 para as ruas (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Trata-se do primeiro veículo de rua a ter o recurso vindo das pistas. De acordo com a Ferrari, tal ferramenta é capaz de reduzir as emissões de poluentes em até 40% – e apresenta uma eficiência energética de incríveis 94%.

O carro também traz algumas “tecnologias extras”, como o ajuste de altura dos pedais para o motorista, além da caixa de câmbio dupla e o ajuste automático dos sistemas de aerofólios, que adaptam a altura do carro à velocidade e às condições do terreno.

Concorrência

Com tanto poder anunciado, a empresa nem tocou no assunto no que diz respeito ao preço do veículo ou quando é que as pessoas poderão encomendar a sua LaFerrari. Assim, pelo menos por enquanto, você pode ficar de olho em algumas outras opções.

Também no Geneva Motor Show, a McLaren apresentou o P1, um híbrido incrivelmente poderoso. Na mesma toada, a Lamborghini mostrou o Lamborghini Veneno, que custa apenas US$ 4,6 milhões de dólares. Dessa forma, podemos ver que o leque de superlançamentos é enorme – e se você tem uns trocados para gastar, opções também não vão lhe faltar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s