6 novos recursos do Android Jelly Bean no Nexus 4


Photosphere, digitação por voz e gesto, tela de bloqueio, Miracast, Quick Settings

Android 4.1 (Jelly Bean)

Felipe Maia

Anunciado ano passado pelo Google, o Nexus 4 chegou oficialmente ao Brasil e já pode ser comprado por R$ 1.700. Será que o preço vale a pena? Já fizemos uma análise do aparelho, mas também separamos as principais características do sistema operacional embarcado nele, o AndroidJelly Bean 4.2.2. Veja abaixo:

Photosphere
O recurso pode ser visto como uma evolução da foto panorâmica, disponível desde a terceira versão do Android, a IceCream Sandwich. No lugar de uma imagem que captura uma faixa em 360°, a opção flagra fotos em três eixos. O resultado é igual às imagens do Google Street View, imergindo o usuário em outros ambientes — embora não seja tão simples conseguir boas fotos.

Digitação por voz
Outra novidade pouco fresca, o recurso foi incrementado no Nexus 4. O trunfo é a integração com a base de dados online. Enquanto uma palavra é dita, oJelly Bean refina os resultados com as informações do Google. Ainda assim continua sendo meio estranho ditar ordens a um aparelho.

Digitação por gesto
O recurso não é tão novo e já era conhecido de alguns smartphones da Motorola pelo nome Swype. Não à toa ele passa a integrar o sistema operacional do Google meses depois da compra da fabricante pela empresa de Mountain View. No novo Android ele recebeu algumas modificações simples: reconhecimento mais rápido das teclas alcançadas, apuração melhor das palavras desejadas e um efeito de transição mais suave na tela. O princípio continua o mesmo: ao tocar em uma letra, o usuário pode deslizar o dedo sobre o teclado virtual formando sua palavra.

Tela de bloqueio
Em vez de exibir o simples cadeadinho, o mais recente Jelly Bean soube aproveitar mais a tela de bloqueio do smartphone. Na seção principal estão a interface de senha por gesto e relógio. De um lado a câmera pode ser acionada e do outro podem ser inseridos widgets de aplicativos, isto é, versões reduzidas dos programas. A agenda de contatos, por exemplo, cai bem neste novo modelo.

Miracast
O Miracast é um protocolo que permite a transmissão de vídeo e áudio entre dispositivos via Wi-Fi. A plataforma transfere, em tempo real, vídeos em até 1080p e áudio em 5.1 canais. Disponível no sistema operacional, com a tecnologia é possível reproduzir um filme no Nexus 4 enquanto ela é executada numa SmarTV, por exemplo.

Ajustes na barra de status
Chamada originalmente de “Quick Settings”, o recurso aumenta a capacidade da barra de status do Android, acessível no topo da interface do sistema. Na nova versão ela vem com ajustes de conexão, tela, notificações e aplicativos. Os atalhos dispensam o trajeto até a área de configurações do aparelho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s