Saiba o que levar em consideração na hora de comprar smartphone com desconto


Após o decreto presidencial que determina a desoneração de impostos sobre o preço de smartphones que custam até R$ 1.500,00 e que estão de acordo com as especificações indicadas no texto do “Diário Oficial da União”, alguns fabricantes já anunciaram a lista de aparelhos beneficiados com a redução de impostos. Resta saber o que levar em consideração na hora de comprar um aparelho que esteja com o preço mais em conta.

Para que os aparelhos possam ser vendidos com preços reduzidos, as especificações técnicas determinadas pelo governo são as seguintes:

*Ser compatível com as redes 3G ou 4G;

*Possuir conexão wi-fi,

*Ter instalado sistema operacional que disponibiliza SDK e que possibilita o desenvolvimento de aplicativos por terceiros;

*Rodar aplicativos de navegação na web que permitam o acesso a páginas no padrão HTML;

*Acesso a contas de e-mail;

*Tela sensível ao toque ou teclado físico no padrão QWERTY;

*Tela de entrada e saída de informações de dimensão superior a 18 cm²;

*Vir de fábrica com pacote mínimo de aplicativos desenvolvidos no Brasil;

*Quando o smartphone possuir tecnologia 4G, deverá operar, no mínimo, na faixa de 2.500 MHz a 2.690 MHz.

Confira dicas sobre os principais itens que devem ser considerados na hora de comprar um aparelho

Câmera – Mesmo com preço reduzido, é possível encontrar bons aparelhos que contam com câmeras traseiras com pelo menos 3 megapixels. O ideal para fazer boas fotos para serem publicadas em redes sociais é que a resolução da câmera seja de 5 megapixels ou superior. Também é recomendável dar preferência a aparelhos que também possuam flash para a câmera.

Autonomia da bateria – Navegar na internet durante horas, assistir a vídeos, jogar games são tarefas que exigem uma bateria com uma boa autonomia. Por essa razão, esse quesito jamais deve ser negligenciado.

Sistema operacional – Além do hardware, é preciso dar uma atenção especial à versão do sistema operacional e se há perspectiva de atualização disponibilizada pelo fabricante. Isso porque um dos aspectos mais interessantes de ter um smartphone é a possibilidade de instalação de aplicativos. Conforme o sistema operacional for evoluindo, as versões anteriores tendem a se tornar incompatíveis com boa parte dos aplicativos. E cada nova versão disponibilizada também são aplicadas correções à vulnerabilidades, além de melhorias e otimizações para o funcionamento do aparelho.

Quantidade de aplicativos disponíveis – Quanto maior for a oferta de aplicativos, mas útil e divertido o aparelho se tornará. Por isso, é muito importante levar em consideração esse quesito. Geralmente essa informação pode ser obtida no site da loja virtual de apps. E é claro, deve-se levar em consideração a variedade disponível e que seja compatível com a versão do sistema operacional que vier instalado no aparelho.

Definição da tela – De que adianta contar com uma boa câmera, se no momento em que as fotos feitas por ela forem exibidas numa tela de baixa resolução. Evite adquirir aparelhos em que os pixels sejam percebidos facilmente. Em caso de aparelhos com tela sensível ao toque, é recomendável manusear o aparelho durante alguns instantes para verificar se a sensibilidade é suficientemente responsiva.

Capacidade de expansão – Para quem pretende instalar muitos aplicativos, filmar em alta definição, armazenar uma grande quantidade de músicas em MP3, é imprescindível que exista uma quantidade significativa de espaço interno ou então que seja possível adicionar cartões para expandir a capacidade de armazenamento.

Material utilizado na fabricação e acabamento – A qualidade do material empregado na fabricação também deve ser considerada, pois não adianta o aparelho ser rápido, com um bom conjunto de hardware e software se o material é frágil. Por isso é necessário manusear o aparelho, tentar identificar possíveis fragilidades.

Disponibilidade de acessórios – Contar com um acervo de cabos, conectores, bases de sincronia, teclados externos, capas personalizadas pode tornar o aparelho ainda mais produtivo.

Foto: Da esq. para dir., LG Optimus 9, Droid Razr Maxx e Lumia 820, aparelhos que entrarão no pacote de redução (Fotos: Divulgação)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s