Análise: iPhone mais barato é ‘pegadinha’ para ganhar dinheiro


(Foto: Divulgação)

 


A expectativa de todo o mercado era de que o iPhone 5C seria a aposta da Apple para tentar entrar no mercado de smartphones baratos e oferecer um competidor dos Androids com uma faixa de preço intermediária. Agora que todas as informações já foram confirmadas, fica evidente que o modelo não deve ser “barato”. Muito pelo contrário.

A estratégia da companhia agora ficou clara. Trata-se da maximização dos lucros com os iPhones antigos. É fácil entender: a Apple sempre teve “iPhones mais baratos”, que eram os modelos anteriores ao lançamento mais recente, que sempre viam um corte de preço assim que um aparelho novo é lançado. Agora isso deixará de existir.

Isso porque a Apple vai encerrar a comercialização do iPhone 5 para dar lugar ao iPhone 5C, que, basicamente, é o mesmo aparelho com um acabamento diferente, de policarbonato, também conhecido popularmente como “plástico”.

Como modelo antigo, o iPhone 5, que era vendido por preços a partir de US$ 650, veria uma redução natural de custos de US$ 100, provavelmente. Com isso, ele atingiria a faixa de preço anunciada para o iPhone 5C, de US$ 550.

Desta forma, ambos os dispositivos se equivalem em especificações e preço final para o usuário. O que não é igual são os custos de produção que a Apple terá. Na média, explica o professor João Carlos Lopes Fernandes, professor de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia, a substituição de um componente pelo outro diminui os custos a taxas entre 15% e 30%. (Leia a entrevista)

Resumindo: a substituição do iPhone 5 pelo iPhone 5c reduz os custos de produção, trocando o acabamento de alumínio pelo plástico. Contudo, o preço continua o mesmo, já que o 5 veria uma redução natural após o lançamento do 5s.

E isso deve se refletir no Brasil, chutando para o alto qualquer ideal de que o aparelho seria uma alternativa “barata”. Fazendo um cálculo simples, observando o lançamento do iPhone 5 no ano passado, o aparelho de US$ 650 custava a partir de R$ 2,3 mil. O 5C, por US$ 550, se mantivesse este cálculo proporcional, custaria R$ 1,9 mil, o que está bem longe de ser um preço popular. O valor também está de acordo com os preços cobrados pela Apple pelo produto anterior pouco após o lançamento de um novo no país.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s