Principais diferenças entre cloud computing e servidor dedicado


Diferença Cloud Computing e Servidor Dedicado

Ainda existe uma visão um pouco turva para a maioria das pessoas quando o assunto é cloud computing e servidor dedicado, pois muitos acham que são a mesma coisa, ou seja, servidores contratados para hospedar aplicações fora da empresa. Por isso, recomendamos a leitura deste artigo para entender bem a definição entre os modelos disponíveis no mercado.

Antes de ir para o assunto principal do post, gostaríamos de esclarecer as definições dos critérios que utilizaremos para diferenciar cloud computing de servidor dedicado:

  • Escalabilidade: Facilidade de escalar (aumentar) recursos como memória, CPU, espaço em disco e afins.
  • Replicação e recuperação: Facilidade para restabelecer backups e snap shots.
  • Desempenho: Desempenho das aplicações de acordo com memória, CPU, espaço em disco etc.
  • Disponibilidade: Tempo de disponibilidade dos serviços para os usuários.

Diferenças entre cloud computing e servidor dedicado

Critério Cloud computing Servidor dedicado
Escalabilidade Escalabilidade em cloud computing: 3 estrelas

Escala vertical: Instâncias de cloud rodam em grandes grupos de recursos computacionais, e isso faz com que o aumento de recursos de computação, entre outros recursos de hardware, seja quase instantâneo e com uma simples reinicialização.

Escala horizontal: Refere-se à múltiplas instâncias dentro da mesma configuração de nuvem que atendem grandes grupos de usuários em várias localizações. Normalmente, é feito utilizando balanceamento e clusterização.

Escalabilidade em servidor dedicado: 1 estrela

Escala vertical: Servidores dedicados funcionam com especificações de hardware pré-definidas. Para escalar esses recursos, é necessário um tempo com o sistema fora de funcionamento. Até mesmo para reduzir recursos, esse tempo de indisponibilidade é necessário.

Escala horizontal: É similar ao cloud computing – também demanda balanceamento e clusterização – podendo oferecer mais complexidade para configurações e migração de dados.

Replicação e recuperação Replicação e recuperação em Cloud computing: 5 estrelas

Leva pouco tempo para recuperar a partir de um backup ou snapshot da mesma instância. Várias instâncias podem ser criadas para garantir alta disponibilidade, em curto prazo, sem afetar a instância principal.

Replicação e recuperação em servidor dedicado: 2 estrelas

O sistema operacional e outras aplicações precisam ser reinstaladas e restauradas. A replicação consome tempo durante a instalação e migração dos dados e aplicações.

Desempenho Desempenho em cloud computing: 4 estrelas

Utilizando os mesmos recursos e hardware, um servidor em nuvem pode apresentar latência no tráfego de dados (I/O). O alto uso de banco de dados pode apresentar queda no desempenho. O ideal, neste caso, é que a contratação de recursos acompanhe o crescimento no consumo para que o desempenho seja mantido.

Desempenho em servidor dedicado: 4 estrelas

O consumo intenso por bancos de dados e aplicações, que demanda muito do hardware, pode apresentar desempenho superior em servidores dedicados.

Disponibilidade Disponibilidade em cloud computing: 4 estrelas

A cloud computing é muito superior ao servidor dedicado em termos de disponibilidade e replicação. Como o grupo de recursos é grande, e as replicações de snap shots são rápidas, a nuvem é a melhor solução para aplicações que demandam alta disponibilidade.

Disponibilidade em servidor dedicado: 2 estrelas

Ter um único nó pode ser uma falha desastrosa em um servidor dedicado. Neste caso, é necessário agregar soluções mais caras, como balanceamento de carga e clusterização para obter maior disponibilidade.

Custo Custo de cloud computing: 3 estrelas

A cobrança dos serviços é flexível e flutua de acordo com o consumo e aumento/redução de recursos. Como a replicação também apresenta menor custo, faz com que a solução seja a mais acessível e estável.

Custo de servidor dedicado: 2 estrelas

O custo do hardware é alto e uniforme, o que pode fazer com que a empresa pague mais por recursos ociosos.

Conclusão: são soluções para atender diferentes necessidades e diferentes momentos das empresas, podendo a cloud computing ser mais adequada, por exemplo, para hospedar uma aplicação mais crítica graças à sua alta disponibilidade. Independentemente da escolha da sua empresa, a Penso é uma empresa com competência e histórico de cases em ambas as soluções, podendo auxiliar a sua empresa a tomar a melhor decisão, bem como executar e manter o seu projeto.

 

Servidor Dedicado e Cloud Computing

O surgimento de novas tecnologias é positivo para o mercado, de uma forma geral, porém as diferentes nomenclaturas que surgem todos os dias, principalmente as criadas pelos fornecedores para diferenciar seus serviços, causam grande confusão na cabeça dos clientes.

De uma maneira geral, existem três formas de contratação, em termos de servidores externos, sendo uma delas menos indicada para empresas – e por isso não aprofundaremos muito – e outras duas amplamente contratadas pelas empresas.

Servidor compartilhado

Trata-se de uma alternativa varejista de baixo custo para se contratar um hosting. Através de produtos que permitem pouca ou nenhuma customização, o cliente possui um painel onde pode hospedar seu site ou aplicação em um ambiente compartilhado, ou seja, que será também utilizado por outras pessoas/empresas. A garantia por desempenho, disponibilidade, segurança, customização etc é praticamente zero.

Servidor dedicado

É uma solução de hosting onde todas as máquinas do ambiente são do provedor de datacenter. Nesta modalidade, o servidor é totalmente dedicado ao cliente, sem que haja necessidade de disputa pelo consumo de recursos com outras empresas.

O servidor dedicado é muito mais recomendado que o compartilhado, quando se trata de ambiente para hospedar uma aplicação empresarial, e oferece os seguintes benefícios para a empresa:

  • Não precisa se preocupar com a atualização do parque tecnológico;
  • Pode delegar o funcionamento técnico e configuração dos servidores nas mãos do fornecedor;
  • Não precisa investir na compra de equipamentos, apenas expandir o contrato de serviço;
  • Reduz significativamente a ociosidade e a obsolescência dos recursos de TI.

Cloud computing

É muito mais abrangente do que o servidor dedicado, e ainda agrega a inteligência de soluções adicionais, o que expande os benefícios para além da TI da empresa:

Contratação “self service”
O cliente pode aumentar sua memória, processamento, armazenamento e tráfego sempre que precisar.

Alta disponibilidade
Redundância e inteligência para substituir automaticamente a queda de uma máquina por outra igualmente configurada, reduzindo significativamente o downtime.

Contingência
A arquitetura pode prever espelhamento de servidores em diferentes locais, com diferentes caminhos de backup, e ainda beneficiar o plano de recuperação de desastres da empresa.

Segurança
Cada “nuvem” pode ser construída de acordo com a necessidade de cada empresa, sendo agregadas soluções de segurança UTM, antivírus, antisspam, criptografia, além de regras e permissões que atendem especificamente cada empresa.

Nosso objetivo é orientar as empresas sobre a modalidade mais adequada, não apenas em termos de capacidade de recursos, mas também para os benefícios que agregam para o negócio como um todo. Na Penso, nós somos especialistas em cloud computing e temos um histórico de cases de empresas que migraram completamente sua infraestrutura de TI para a nuvem.

 

Backup de banco de dados

Para empresas que utilizam plataformas de banco de dados, tais como SQL Server, Oracle e MySQL para rodar aplicações como sistemas ERP, CRM, entre outros, existem alguns requisitos na hora de fazer o backup de banco de dados.

Primeiro, é preciso entender que apenas o dump – conhecido como alternativa para backup de banco de dados – não é suficiente. O dump do banco de dados possibilita um backup mais superficial, ou seja, copiando os dados e as tabelas para outro local, mas não atuando como uma solução de backup de banco de dados completa e profissional.

Para obter uma solução corporativa para backup de banco de dados que garantirá a segurança e o restore que sua empresa precisa no caso de um desastre ou imprevisto, é preciso pensar alguns aspectos que vão além apenas da cópia dos dados. Vamos elencar abaixo alguns deles:

Emissão de relatórios

Como saber se os backups estão de fato ocorrendo se sua empresa não tem como ser alertada sobre isso? Já vimos casos de empresas que estavam há semanas sem realizar um backup do banco e quando perceberam já era tarde demais. Inserir um processo manual de verificação diária do backup também não é a alternativa mais profissional, afinal serão horas mensais dedicadas a uma tarefa que não agrega nenhum valor ao negócio. A melhor alternativa neste caso é uma solução que emite relatórios diários aos responsáveis pelo backup.

Conexão direta ao banco de dados

Realizar backup apenas dos arquivos, pois o agente de backup utilizado não tem capacidade de interpretar os bancos de dados, pode ser um grande risco para a empresa. Uma solução de backup de banco de dados de nível corporativo conecta-se direto ao banco de dados, tendo capacidade de interpretação para agir onde o backup do banco de dados corrompeu.

Fácil de configurar

Se a sua empresa precisar de um especialista para configurar rotinas de backup cada vez que o banco de dados é alterado, ou é necessário criar novos bancos, o desperdício de tempo e dinheiro será tremendo. Neste caso, é preciso avaliar as soluções que oferecem maior automação e facilidade de configuração – não que qualquer pessoa vá configurar de qualquer maneira, mas a tarefa não pode despender horas e horas de trabalho cada vez que precisa ser executada.

Criptografia dos dados

Quando falamos de banco de dados a nível corporativo, estamos falando sobre informações chave da empresa que trafegam através do backup. Criptografia é uma excelente maneira de proporcionar a segurança necessária às informações, garantindo que elas não serão interpretadas, mesmo no caso de serem interceptadas. Uma solução para backup de banco de dados deve criptografar os dados que estão sendo armazenados, e o ambiente onde isso ocorre deve ser seguro. Certifique-se de que sua solução de backup oferece esses requisitos.

Plano de restore

Por fim, é imprescindível que seu plano de segurança e backup de banco de dados considere o plano de restore. Realize testes no seu ambiente e registre maneiras de agir no caso de um desastre ou imprevisto. A mesma facilidade de configurar e realizar as rotinas de backup deve existir na hora de reestabelecer banco de dados corrompidos, perdidos ou formatados. Para o plano de restore, a solução de backup atua como uma ferramenta, e não como o único agente, por isso é importante que a empresa tenha esse procedimento, seja através de equipe própria ou de um fornecedor especializado.

Todos os requisitos acima citados, entre vários outros, estão contidos na solução de cloud backup da Penso, que pode atuar como agende de backup de banco de dados, além de fazer backup de outras aplicações, como e-mails, arquivos, entre outros. A solução de backup da Penso armazena os dados em ambiente de alta disponibilidade, realiza rotinas seguras e automatiza grande parte dos processos, minimizando criticamente os riscos. A equipe Penso é capacitada para implantar a solução de backup na sua empresa e manter rotinas consultivas, considerando também o restore quando necessário.

 

Tendências em TI para 2013

Fizemos um levantamento das principais tendências em TI para 2013, com base em estudos e análises do mercado, e compartilhamos com os leitores do nosso blog as que julgamos as 5 tecnologias que predominarão em 2013 e continuarão crescendo pelos próximos anos.

Essa análise comprova o amadurecimento da TI no Brasil, não apenas nas grandes corporações, e reflete a ascensão das pequenas e médias empresas do país que investem em tecnologia como fator estratégico para apoiar seu crescimento. Além do investimento em sistemas de gestão, é notável a preocupação com a estrutura onde todas essas informações estarão hospedadas – estejam elas dentro de casa ou na nuvem.

Confira abaixo a lista da Penso de tendências em TI para 2013:

Sistemas e informações na nuvem

O cloud computing já é uma realidade para muitas empresas, mas ainda é parcialmente adotado pela maioria. É comum empresas que já que utilizam sistemas de e-mail e de armazenamento de arquivos na nuvem, mas que mantém sistemas e informações do negócio em servidores internos. Com o avanço do cloud computing no Brasil, principalmente com fornecedores maduros como a Penso, chega a vez dos sistemas de gestão (ERPs) e outras aplicações serem hospedados na nuvem. Com o cloud computing, as empresas obtém um aumento significativo em desempenho, pois as informações são armazenadas em datacenter muito mais poderosos do que os internos, além de ganhos em segurança e gerenciamento. Para as pequenas e médias empresas, o cloud computing é muito mais vantajoso para apoiar o crescimento do negócio, uma vez que é muito mais simples escalar um recurso tecnológico na nuvem do que dentro de cada.

Redução dos ativos de TI

Além do cloud computing, acima citado, a virtualização da infraestrutura de TI contribui para uma redução drástica de hardware dentro das empresas. Por consequência, outros recursos também são reduzidos, como espaço físico, energia elétrica e mão de obra para gerenciamento – o que contribui para uma redução significativa nos custos da empresa. Esses recursos, principalmente os profissionais antes utilizados para trabalhos demasiadamente operacionais, passam a ser utilizados para projetos mais estratégicos dentro das empresas, como implantação e gerenciamento dessas novas tecnologias.

TI Verde – Redução na emissão de poluentes

A redução de hardware dentro das empresas, principalmente de equipamentos antigos, contribui para a redução na emissão de poluentes, como o carbono, e também reflete em redução de custos para as empresas, uma vez que a emissão de carbono acarreta em custos para as empresas. A economia gerada com a redução de hardware tende a ser reinvestida em novas tecnologias, como servidores e desktops mais atuais, que já são preparados para consumir menos energia elétrica e poluir menos. Os fornecedores de soluções na nuvem, como a Penso, são preparados para cumprir rígidas normas de emissões de poluentes e consumo de energia, portando o cloud computing também contribui para uma “TI mais verde”.

Mobilidade corporativa

Pesquisas realizadas por institutos conceituados afirmam que o crescimento do uso de dispositivos móveis fará com que eles ultrapassem o número de computadores nas empresas. Já existe um grande número de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, entre os colaboradores e as empresas tendem a olhar para isso com mais atenção. As empresas devem oferecer melhores condições de trabalho para que os colaboradores usem seus dispositivos a favor do trabalho, e não contra. Passamos a notar os fornecedores de sistemas desenvolverem versões para acesso móvel e as empresas prepararem seus gerenciadores de e-mail para que os colaboradores tenha acesso a suas caixas de seus dispositivos. Nossa recomendação é que é muito mais proveitoso preparar a empresa para os dispositivos móveis do que proibir o seu uso.

Segurança externa e móvel

Toda essa evolução tecnológica, que inclui ambientes virtualizados, informações na nuvem e dispositivos móveis, aumenta a necessidade das empresas por segurança da informação. Uma forte tendência para 2013 é a consideração desses novos ambientes na hora de estruturar planos de segurança e contingência do negócio, o que vai muito além de simples ferramentas de firewall e antivírus. Presenciaremos um aumento na demanda por soluções de backup que armazenam informações externamente, seja de ambientes internos, virtuais ou na nuvem. As novas tecnologias também contribuem para a continuidade de negócios – por exemplo, a virtualização de desktops que permite que uma máquina seja rapidamente reestabelecida em um novo hardware no caso de uma falha. É preciso considerar também o volume de novos dispositivos, principalmente os de uso pessoal dos colaboradores, que podem acessar redes e trazer ameaças externas, ou até mesmo extrair informações sigilosas do negócio.

Com certeza, sua empresa irá se deparar com essas tecnologias nos próximos meses, se é que já não se depara. Não deixe para tomar medidas após ter problemas, solicite uma visita de um especialista da Penso para lhe ajudar a avaliar quais dessas tecnologias são relevantes para o seu negócio.

Comece a planejar-se desde agora para ter uma TI mais estratégica e econômica em 2013.

 

Terceirização de TI

A TI é um departamento vital dentro da empresa por desempenhar diversos papéis de extrema importância, que envolvem desde o apoio para manter a operação segura e continua, até responsabilidades mais estratégicas como avaliar, implantar e manter o sistema que atende plenamente o negócio.

Apesar da sua importância, ainda existem empresas que encaram a TI como um custo, muitas vezes por acreditar que se trata de uma área responsável apenas por realizar a compra e manutenção de equipamentos, e não enxergar o potencial da TI no crescimento do negócio. Constantemente, abordamos assuntos em nosso blog que ajudam a tornar a TI mais estratégica dentro das corporações, e ainda como obter retorno dos investimentos feitos em tecnologia.

A TI bem gerida pode elevar a empresa em um novo patamar – automatizar processos, aumentar o desempenho de equipes, reduzir custos e garantir a continuidade da operação. Mas, ter um departamento de TI completo, da forma como ele deve ser, nem sempre é viável empresas de determinados portes, ou até mesmo não faz parte da estratégia da empresa manter uma equipe própria. Nestes casos, existe uma solução: a terceirização de TI.

Vamos compartilhar 5 vantagens da terceirização de TI para empresas, independentemente de seus portes e segmentos.

1- Redução de custos

Ter uma equipe de TI é essencial, mas o custo de uma equipe própria nem sempre é viável. A verdade é que apenas um assistente não dá conta do recado e, para ter uma equipe com gerentes e especialistas, é necessário investir em bons salários. Além dos custos com folha de pagamento, encargos trabalhistas e afins, ainda é preciso ter conhecimento para efetuar as contratações e manter esses funcionários na equipe.
A terceirização de TI apresenta um custo muito mais acessível, uma vez que a contratação, pagamentos e encargos ficam sob responsabilidade da empresa contratada. O cliente preocupa-se apenas com a execução do serviço, e o trabalho funciona como se a equipe fosse própria.

2- Controle dos serviços

Uma empresa especialista em terceirização de TI, como a Penso, apresenta relatórios frequentes dos serviços executados, dos desempenhos e do estado dos equipamentos (redes, hardware, software, telefonia), o que permite que os gestores e responsáveis da empresa do cliente tenham um controle que nem sempre é apresentado por funcionários próprios. O comprometimento dos profissionais é o mesmo, com participações em reuniões, sugestões de melhorias. De fato, o profissional veste a camisa!

3- Retorno do investimento

Além de reduzir custos e preocupações com contratações, a terceirização de TI apresenta retorno do investimento realizado no longo prazo. Um dos papéis desempenhados por uma equipe de TI terceirizada é avaliar constantemente o desempenho e o consumo dos equipamentos para sugerir melhorias e aquisições que ajudam a empresa a obter economia de consumo e aumento de produtividade que resultam em crescimento e rentabilidade para o negócio.

4- Know-how de especialistas

Uma empresa possui diferentes tecnologias e sistemas, de diferentes marcas e fabricantes, que necessitam diferentes conhecimentos. Ter um especialista para cada segmento da TI é inviável para uma empresa, mas é possível obter uma retaguarda de especialistas em múltiplas plataformas através da terceirização de TI. Além do know-how em diferentes tecnologias, uma empresa como a Penso tem o compromisso de capacitar e reciclar os conhecimentos da equipe constantemente, o que aumentaria bruscamente os custos para uma empresa caso a equipe fosse própria.

5- Garantia de qualidade

A terceirização de TI engloba o gerenciamento de diversos serviços vitais para o negócio, como e-mails, sistemas operacionais, backups, contingência, segurança de dados, entre outros. Ao garantir o funcionamento e continuidade desses serviços, a empresa que terceiriza a TI garante um SLA para reestabelecimento da operação, em caso de falhas, dentro de um determinado prazo – compromisso esse nem sempre assegurado por uma equipe de TI própria.

Todas as vantagens acima possibilitam a empresa alcançar um bem maior, que é manter seus esforços e equipes direcionados para o negócio da empresa.

Na Penso, nós terceirizamos o departamento de TI de empresas de diferentes segmentos e oferecemos umserviço completo nesse sentido. Compartilhe conosco caso exista algum impeditivo ou receio quanto à terceirização de TI que o ajudaremos a quebrar estes paradigmas.

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