Sua empresa está preparada para um projeto de nuvem?


 

projeto-de-nuvem

 

Segundo as previsões da Cisco, Gartner e de diversos outros pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia, a nuvem (cloud computing) será o destino final de 70% dos todos os sistemas de TI nos próximos 4 anos.

Então, presume-se que todo CIO ou gestor de TI está se questionando sobre como utilizar a nuvem a favor de seu negócio e nessa hora surgem – ou deveriam surgir – uma série de dúvidas.

Nós da Penso queremos ajudar você com esse desafio e responder as dúvidas mais comuns que cercam a cabeça dos profissionais de TI das empresas. Confira abaixo:

– Que sistemas transferir para a nuvem?

ERPs, CRMs, sites de contingência (DR – Disaster Recover), bancos de dados, aplicativos e até mesmo desktops são sistemas complexos e não podem simplesmente ser jogados para a nuvem. Antes do projeto, deve ser realizada uma analise detalhada dos prós e contras de se transferir sistemas para a nuvem e qual será o impacto desta transferência para o negócio. Em resumo, qualquer sistema pode ser implementado na nuvem, porém devemos analisar se a nuvem é a melhor alternativa para determinado sistema.

– Quais são os objetivos ao colocar uma aplicação na nuvem?

Sua empresa pode obter uma série de ganhos ao colocar suas aplicações na nuvem: reduzir custos ou investimentos, implementar uma nova tecnologia antes inacessível, centralizar dados, implementar sistemas de contingência ou aumentar a disponibilidade. Durante o planejamento deve-se entender quais são as necessidades e quais serão os objetivos do projeto, para garantir que eles serão atingidos durante a implementação.

– Que modalidade de nuvem usar?

Muito tem se falado em Cloud pública, Cloud privada e Cloud híbrida, e não é tão simples escolher qual delas é a mais adequada, afinal, são soluções diferentes, que demandam investimentos diferentes e atendem necessidades diferentes.

– Como garantir a segurança da solução?

Ao transferir um sistema para a nuvem, devemos garantir, ao menos, o nível de segurança do encontrado no ambiente local. Para isso o projeto deve ter a segurança dos dados como um dos pilares do planejamento do novo ambiente. Sistemas de firewall, redundância, UTM, criptografia de dados, backups e autenticação de usuários são essenciais na execução do projeto.

– Quem vai implementar e gerir?

Seu time tem todas as competências técnicas e tempo disponível para desenhar, planejar, implementar e gerir todas estas novas tecnologias? Uma avaliação incorreta dos recursos de implementação pode atrapalhar a rotina normal do departamento ou até mesmo destruir o projeto.

Nossa experiência permite entender o ambiente interno e atual do cliente para desenhar e implementar a solução que atenda suas necessidades e não simplesmente oferecer alguns “cores de processamento” e “gigas de memória” para jogar a aplicação na nuvem e deixar a bomba na mão do cliente.

Vamos muito além e atuamos como um parceiro do cliente, ajudando no desenho, implementação e gestão da solução, para atender o projeto de ponta a ponta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s